Sobre a Autora

Advogada formada pela Faculdade de Direito de Franca. Especialista "lato sensu" em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito de Itu. Mestre em Direito Processual Civil pela PUC SP.

Receba as atualizações

Inscreva-se para receber atualizações

Direito Administrativo – Administração Pública

58E9C4_1 Para entendermos melhor a Administração Pública é necessário estudar o conceito de Estado e a sua estrutura.

A doutrina tradicional define o Estado como uma associação humana, radicada em base espacial, que vive sob o comando de uma autoridade não sujeira a qualquer outra. Simplificando, Estado é a organização política, com o fim específico e essencial de regulamentar, globalmente, as relações sociais entre os membros da população de seu território.

A Administração Pública é correlacionada com a organização do Estado e sua respectiva forma de governo. Nossa Federação compreende a União, os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municípios. É segundo essa organização estatal que se desenvolve a estrututa Administrativa.

José Afonso Silva - A organização administrativa no Estado federal é complexa, porque a função administrativa é institucionalmente imputada a diversas entidades governamentais autônomas, que, no caso brasileiro, estão expressamente referidas no próprio art... 37, de onde decorre a existência de várias Administrações Públicas: a federal (da União), a de cada Estado (Administração Estadual), a do Distrito Federal e a de cada Município (Administração Municipal ou local), cada qual submetida a um Poder político próprio, expresso por uma organização governamental autônoma”.

Analisada de forma ampla, podemos dizer que a Administração Pública é composta pelos três poderes: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Assim, podemos definir a função administrativa de cada poder e de seus agentes.

  • Poder Executivo: tem como função principal a de administrar a Administração Pública, desenvolvendo todos os atos inerentes a esta função. Entretanto, detém também funções de editar leis, como no caso das Medidas Provisórias, e julgar processos, como no caso das decisões proferidas em seus processos administrativos.
  • Poder Legislativo: sua função principal é a edição de leis. Mas também exerce a função administrativa, em se tratando da administração de seu pessoal, por exemplo; e a função de julgar, como no caso do crime de responsabilidade.
  • Poder Judiciário: tem como função principal a de julgar, exercendo-a em todo o âmbito da Administração. Aqui também pode-se verificar a função legislativa e administrativa.

Analisada de forma restrita, recebe o nome de Administração Pública todos os órgãos e entidades que integram o poder Executivo.

Finalidade da Administração Pública

No que se refere a sua finalidade, a Administração Pública tem como fim a realização do bem comum, ou seja, atender ao interesse da coletividade, desde a proteção das fronteiras, segurança da paz, até as mínimas necessidades comuns das pessoas.

Hely Lopes Meirelles - Os fins da Administração pública se resumem num único objetivo: o bem comum da coletividade administrada. Toda atividade do administrador público deve ser orientada para esse objetivo. Se ele o administrador se afasta ou desvia, trai o mandato de que está investido, porque a comunidade não instituiu a Administração senão como meio de atingir o bem-estar social. Ilícito e imoral será todo ato administrativo que não for praticado no interesse da coletividade”.

9 comentários:

Anônimo disse...

De todos os textos que li sobre Administração Pública, esse foi o mais claro, e que me ajudou muito. Obrigada!!!

Ana Carolina :)

Anônimo disse...

muito bom esse resumo,parabéns
obrigada !

Anônimo disse...

Um texto bastante rico e muito claro. muito obrigado

Anônimo disse...

Gostei muito da forma que foi categoricamente descrita, podendo ressaltar a clareza e a qualidade... Parebéns!

Anônimo disse...

gostei muito tirei as minhas duvidas

Anônimo disse...

òtimo

Anônimo disse...

iREI UTILIZAR SEU TEXTO, COM A SUA AUTORIA É CLARO. jULGO-O MUITO BOM.

dR. aSSIS Rondônia

Anônimo disse...

gostei, valeu!.

Anônimo disse...

Muito bom! Bem resumido, com muita clareza.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin